Segunda Parte – 2009 à 2015

Volkswagen Saveiro 2009 Cross

Volkswagen Saveiro 2009 Cross

A quinta geração veio em 2009. Totalmente renovado, O Volkswagen Saveiro compartilha com o sedã Voyage a mesma plataforma da quinta geração do Gol. A Nova Saveiro trouxe como grande novidade em seu lançamento a disponibilidade da cabine estendida, que proporciona um espaço interno atrás dos bancos, para transporte de bagagem ou volumes com maior segurança.

Você merece o melhor para o seu carro, e nós temos o melhor dele. Tudo de alta qualidade. A escolha perfeita. Compre com confiança na AMAZON e tenha a garantia de satisfação. Não perca mais tempo procurando por peças de baixa qualidade, dê ao seu carro o melhor. Clique aqui para ver nossa seleção agora mesmo!

O Volkswagen Saveiro compartilha com o Gol e o Voyage o motor EA111 1.6 VHT e a transmissão MQ200, com cinco marchas. Por falar nisso, o motor, sempre longitudinal, passa a ser posicionado transversalmente na nova Saveiro, o que possibilitou um melhor aproveitamento dos espaços da cabine e da caçamba.

Volkswagen Saveiro 2009 Trooper

Volkswagen Saveiro 2009 Trooper

A nova versão teve a distância entre eixos aumentada em 152 mm e as bitolas cresceram 47 mm na dianteira e 108 mm no eixo traseiro. As dimensões maiores permitiram ampliar a capacidade de carga, além de proporcionar maior estabilidade e mais espaço interior.

A colocação do estepe sob a carroceria também contribuiu para liberar espaço na caçamba – uma particularidade do veículo é que o pneu sobressalente só pode ser removido quando a tampa do compartimento de bagagem é aberta, dificultando tentativas de furto.

Volkswagen Saveiro 2009

Volkswagen Saveiro 2009

O design da Saveiro teve entre seus objetivos proporcionar ao motorista e passageiro níveis de conforto equivalentes ao de um sedã. Além da grande disponibilidade de espaço, a facilidade de acesso por meio de portas amplas e com três graduações de abertura são resultados dessa preocupação. Um detalhe importante é o vigia traseiro com janela deslizante, que se alinha na mesma superfície quando fechada.

Outro cuidado presente no projeto do Volkswagen Saveiro foi com a aerodinâmica, que tem grande influência no consumo de combustível e no desempenho dinâmico. Estudos em ambiente virtual e em túnel de vento deram à Saveiro os menores coeficientes de arrasto da categoria: Cx=0,359 para a cabine estendida e Cx=0,378 na cabine simples.

Volkswagen Saveiro 2011 Cross

Volkswagen Saveiro 2011 Cross

Junto com a quinta geração surge a primeira Saveiro Cross. O modelo se caracteriza por aliar o caráter aventureiro e o visual robusto a um nível de equipamento, conforto e qualidade de acabamento incomuns neste segmento.

A Saveiro Cross é também a verão mais equipada da linha, trazendo o reconhecido motor 1.6 Total Flex, pneus de uso misto e visual exclusivo, além de ter maior altura em relação ao solo, em comparação às demais versões da picape.

Volkswagen Saveiro 2011 Trend

Volkswagen Saveiro 2011 Trend

No início de 2011 chega a linha 2012, quando a quinta geração da picape compacta da Volkswagen recebeu suas primeiras alterações desde o lançamento. O veículo passou a contar com novos tecidos no revestimento interno e novo instrumento combinado, também com o novo padrão de iluminação da marca (vermelha nas versões de entrada e branca nas versões superiores). A linha 2012 foi ofertada em três versões: Saveiro 1.6, Saveiro 1.6 Trooper e Saveiro Cross.

Em abril de 2013, a Saveiro ganhou novo visual na linha 2014, com diversas modificações, alinhando o modelo com os demais integrantes da família Gol e com a linguagem global de design da marca Volkswagen. Ao mesmo tempo, a Saveiro recebeu mais itens de série e inovações tecnológicas exclusivas em seu segmento de mercado.

Volkswagen Saveiro 2013 Cross

Volkswagen Saveiro 2013 Cross

Entre as mudanças visuais mais importantes estão os faróis e o para-choque dianteiro, que reforçam a imagem de robustez do veículo. Também completamente novos são o capô e os para-lamas dianteiros, e as grades oferecidas nas diversas versões, todos detalhes exclusivos do utilitário.

O lançamento da Saveiro criou uma demanda superior que resultou em um investimento de R$ 250 milhões para a construção de uma área de Armação exclusiva para o modelo. Com a mais alta tecnologia disponível na indústria automotiva mundial, a Armação da Saveiro, localizada na Fábrica da Anchieta (em São Bernardo do Campo) traz o mesmo nível tecnológico da linha onde é produzido o Novo Golf, em Wolfsburg, na Alemanha.

Volkswagen Saveiro 2013 Trend Cabine Simples

Volkswagen Saveiro 2013 Trend Cabine Simples

O Volkswagen Saveiro chega à linha 2015 como a picape compacta com mais recursos de segurança no mercado nacional. O modelo passa a contar, de série, em todas as suas configurações com um novo sistema de freio, com discos nas quatro rodas.

Já a Saveiro Cross, além de receber o novo motor 1.6 litro MSI, passa a contar – também como item de série – com controle eletrônico de estabilidade (ESC), sistema de freios ABS com função off-road, sistema de assistência à frenagem (BAS), controle de tração (ASR) e assistente para partida em subida (HSA) – itens inéditos na categoria.

Volkswagen Saveiro 2013 Trooper

Volkswagen Saveiro 2013 Trooper

Outra novidade é que a Saveiro 2015 passa a oferecer ao cliente controlador de velocidade de cruzeiro (piloto automático).

Aprenda dicas de pilotagem com um ex-piloto de Fórmula 1

Assim como os demais modelos 2015, a Saveiro passa a utilizar a nomenclatura global de comerciais leves da Volkswagen. Agora são três versões: Startline (Cabine Simples e motor 1.6 litro MSI de até 104 cv), Trendline (Cabine Simples e Cabine Estendida e motor 1.6 litro MSI) e Cross (Cabine Estendida e o novo motor 1.6 litro MSI de até 120 cv).

Volkswagen Saveiro 2015 Cross Cabine Dupla

Volkswagen Saveiro 2015 Cross Cabine Dupla

A Saveiro recebeu novos equipamentos, tornando mais fácil para o consumidor configurar a picape da forma que melhor atende às suas necessidades. Com isso, a Saveiro 2015 conta com 6 opcionais na versão de entrada, 8 opções no modelo intermediário e dois opcionais na versão Cross.

Vá para a primeira parte – 1982 à 2008

Vá para a terceira parte – Séries especiais

Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no  Google+.

Volkswagen Saveiro conheça toda a história