Terceira Parte – Séries especiais

Volkswagen Saveiro 1993 Sunset

Volkswagen Saveiro 1993 Sunset

A história da Saveiro é fortemente marcada pelo lançamento de várias séries especiais, começando com Sunset, em junho de 1993, equipada com motor 1,8 litro nas versões a álcool e a gasolina, seguida em 1995 pela Summer, trazendo características esportivas que já demonstravam uma crescente tendência do uso da picape como veículo de transporte individual.

Você merece o melhor para o seu carro, e nós temos o melhor dele. Tudo de alta qualidade. A escolha perfeita. Compre com confiança na AMAZON e tenha a garantia de satisfação. Não perca mais tempo procurando por peças de baixa qualidade, dê ao seu carro o melhor. Clique aqui para ver nossa seleção agora mesmo!

Sempre com caráter jovem e esportivo, as séries especiais traziam de série, em sua maioria, equipamentos muito valorizados pelo cliente, como rodas de liga leve de estilo diferenciado, adesivos e capota marítima, por exemplo.

Volkswagen Saveiro 1997 Summer 1.8

Volkswagen Saveiro 1997 Summer 1.8

A Saveiro Sunset estava disponível nas cores Preto Gótico e Vermelho Stylus e contava com espelhos pintados na cor da carroceria e interior exclusivo, com bancos Recaro e painel de instrumentos com relógio digital.

A Saveiro Summer (1995) tinha produção limitada a 400 unidades e trazia de série vidros verdes escurecidos, para-brisa degradê, faróis dianteiros de neblina, retrovisores com controle interno, rodas de liga leve 14, protetor tubular da caçamba, defletor de ar lateral e logotipia diferenciada. O interior contava com o volante de direção em couro, aquecimento e padronagens exclusivas.

Volkswagen Saveiro 2001 Fun

Volkswagen Saveiro 2001 Fun

A aceitação da série especial Summer foi tanta que a Volkswagen relançou o modelo nos anos 2000, 2001 e 2002. Além disso, o volume passou de 400 unidades para 1.500 unidades para cada ano. A Saveiro Summer era equipada com motor 1.8 litro, de 99 cv, alcança a velocidade de 162 km/h e fazia de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos.

A série Fun, lançada em 2001, era compartilhada com o Gol e a Parati. Porém, só a Saveiro Fun trazia motor 1.8 litro. Os demais modelos eram equipados como motor 1.0.

Volkswagen Saveiro 2001 Summer 1.8

Volkswagen Saveiro 2001 Summer 1.8

Direção hidráulica, novas e exclusivas rodas de liga leve e moldura dos faróis duplos pintados na cor do veículo são alguns dos itens que faziam parte da série especial Fun, que foi comercializada por três meses. Outro destaque desse modelo era a pintura da moldura dos faróis na cor do veículo e a exclusiva cor azul Fun.

Em 2002 a Volkswagen lança a Saveiro SuperSurf com motor 1.6 e apelo jovial. A nova série recebeu itens exclusivos, como grade do radiador e carcaça dos retrovisores externos cromados. Os vidros são escurecidos as soleiras são pintadas na cor preta para os modelos com cores claras.

Volkswagen Saveiro 2002 City

Volkswagen Saveiro 2002 City

A Saveiro SuperSurf contava também com suspensão elevada em 27 mm, em comparação às versões de linha. Para isso as molas dianteiras e amortecedores traseiros também foram elevados em 18 mm. A adoção de pneus com maior perfil (195/55 R15) contribuiu com mais 9 mm, resultando em uma elevação total de 27mm.

O espaço livre do solo da Saveiro SuperSurf era de 192 mm, na condição vazia, e 155 mm, carregada.

Volkswagen Saveiro 2003 Super Surf

Volkswagen Saveiro 2003 Super Surf

Essas medidas na Saveiro 1.6 de linha eram, respectivamente, 165 mm e 128 mm. No ano seguinte, a
Saveiro SuperSurf é relançada em edição limitada a 4.200 unidades já com as inovações da linha 2003.

Também em 2003 foi lançada a Saveiro City, equipada com motor AP 1.6 gasolina. Entre os equipamentos de série, destaque para a capota marítima e os acabamentos na cor da carroceria: grade do radiador, retrovisores e para-choques.

Volkswagen Saveiro 2006 Super Surf

Volkswagen Saveiro 2006 Super Surf

Completavam o pacote direção hidráulica, pára-sóis bi-articulados com espelho iluminado, painel de instrumentos com novo grafismo, antena no teto, arco tubular de proteção da cabine, terceira luz de freio, frisos laterais na cor preta, janela traseira corrediça, vidros verdes escurecidos, pára-brisa degradê, lanternas traseiras fumê, faróis com duplo refletor e máscara negra, faróis e lanternas de neblina, rodas de aço aro 14 com supercalotas e pneus 185/60.

Em 2006, já na quarta geração da picape, a Volkswagen reeditou a Saveiro SuperSurf com o objetivo de ofertar uma série especial de apelo esportivo para o público jovem. Equipada com a motorização que inaugurou o mercado dos flexíveis no País, o 1.6 Total Flex da Saveiro SuperSurf produzia 97 cv, quando abastecida a gasolina, e 99 cv com etanol.

Volkswagen Saveiro 2007 Surf

Volkswagen Saveiro 2007 Surf

O acordo de patrocínio da Volkswagen ao Campeonato Brasileiro de Surf, que começou em 2002 e foi renovado para o circuito no decorrer dos anos, rendeu mais de 20 mil unidades comercializadas da Saveiro SuperSurf.

Na mesma “onda”, em 2007, a Volkswagen colocou no mercado a Saveiro Surf. Com duas opções de motorização (1.6 e 1.8), a série especial incorporava faróis de longo alcance com máscara negra, moldura nas caixas de roda, rodas de liga-leve de 15” na cor Cinza Tom e logotipia exclusiva nas laterais dos veículos.

Volkswagen Saveiro 2007 Titan

Volkswagen Saveiro 2007 Titan

No fim de 2007 chega a Saveiro Titan. Essa série trazia motor e apliques plásticos na carroceria, além de detalhes exclusivos na cabine.

Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas

O modelo tinha como principais destaques novos itens externos que reforçam ainda mais a robustez e o desempenho para o uso no trabalho associado ao estilo moderno e jovem do veículo para o lazer.

Volkswagen Saveiro 2008 Surf

Volkswagen Saveiro 2008 Surf

A picape ganhou novos itens de série como faróis máscara-negra, santantônio, grade, terceira luz de freio, iluminação na caçamba, rodas de aço 14” na cor cinza Tom e logotipia Titan escrita na tampa traseira e nas faixas laterais. Para o acabamento interno foi aplicada a cor Tear Brésil Cinza que também era utilizada na versão City da picape.

Vá para a primeira parte – 1982 à 2008

Vá para a segunda parte – 2009 à 2015

Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no  Google+.

Volkswagen Saveiro conheça toda a história