Projeção do Volkswagen up! nacional (Fonte iG/João Kleber do Amaral)

Projeção do Volkswagen up! nacional (Fonte iG/João Kleber do Amaral)

Diz a lenda que não se lança veículo novo no Brasil antes do Carnaval, mas a Volkswagen deve contrariar essa regra. E para lançar um modelo de suma importância. Segundo uma fonte do BlogAuto, o lançamento do up!, o inédito e moderno hatch compacto mundial da marca, ocorrerá no final de janeiro.

Você merece o melhor para o seu carro, e nós temos o melhor dele. Tudo de alta qualidade. A escolha perfeita. Compre com confiança na AMAZON e tenha a garantia de satisfação. Não perca mais tempo procurando por peças de baixa qualidade, dê ao seu carro o melhor. Clique aqui para ver nossa seleção agora mesmo!

Com isso, os primeiros exemplares devem chegar às concessionárias em fevereiro, provando que a Volks quer usar o up! para alavancar suas vendas em 2014, hoje ameaçadas pelo crescimento da Chevrolet. Como já se falou, o up! nacional será diferente do europeu. As projeções da página, produzidas pelo iG Carros, mostram como deve ficar o modelo brasileiro, que é mais comprido e com porta-malas maior (com 280 litros), além de modificações específicas para agradar o consumidor do nosso mercado.

Projeção do Volkswagen up! nacional (Fonte iG/João Kleber do Amaral)

Projeção do Volkswagen up! nacional (Fonte iG/João Kleber do Amaral)

Uma das principais mudanças é que a versão quatro portas terá vidros comuns e não basculantes como na versão europeia, mas há outras pequenas mudanças em luzes de setas e na tampa do porta-malas, que aqui é convencional – lá fora é de vidro. O up! também usará o motor 1.0 de 3 cilindros que estreou no Fox, mas aqui ele deve render mais já que o projeto foi pensado para ele.

Mas, afinal, qual será o papel do up! na linha da Volkswagen? Um palpite é que ele possa encarar de igual para igual o Novo Uno, da Fiat. Seu posicionamento na linha da Volks é semelhante: custará pouco menos que o Gol (rival do Palio) e terá porte semelhante, mas linhas nada esportivas. Ou seja é um Uno da VW.

Dizer que ele será sucessor direto do Gol G4 também é algo um tanto incompatível. O G4 sobrevive porque preserva a imagem de carro robusto e de baixo custo e é popular no interior do País. Já o up! deve mirar no público feminino e, com isso, tirar vendas do Fox que, curiosamente, é seu antecessor na Europa.

Projeção do Volkswagen up! nacional (Fonte iG/João Kleber do Amaral)

Projeção do Volkswagen up! nacional (Fonte iG/João Kleber do Amaral)

Veja também: Avaliação: Novo Renault Logan 2014 é uma espécie de “Logan Reloaded”

Parece algo negativo, mas a chegada do up! pode significar um “upgrade” no Fox. A nova geração do modelo, que usará a mesma plataforma NSF do up!, é a próxima da lista e tudo leva a crer que será mais sofisticada para brigar com os compactos premium do mercado como o New Fiesta e o Sonic. Aí faria sentido o up! custar a partir de R$ 26 mil ou R$ 27 mil e beirar os R$ 40 mil na versão mais equipada.

Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.