Volvo XC90 T8 R-Design 2020

Volvo XC90 T8 R-Design 2020

O modelo topo de linha da marca sueca, o SUV XC90 acaba de ganhar mais uma versão híbrida plug-in, agora na configuração de estilo esportivo, R-Design por R$ 429.950.

A marca equipou o modelo com rodas de liga leve de 22 polegadas. Os para-choques dianteiro e traseiro são exclusivos da versão, assim como a grade preta R-Design. Completam o pacote exterior duas novas cores vibrantes: Passion Red e Bursting Blue.

O interior também prima pela exclusividade, com volante e assentos com revestimento em couro e Nubuck próprios da versão. Coerente em sua proposta, o XC90 T8 R-Design apresenta acabamento interno com detalhes de fibra de carbono no painel de instrumentos e console da cabine.

O XC90 T8 R-Design combina o motor a gasolina Drive-E Turbo Supercharger de 2 litros e 4 cilindros, que produz 324 cv, com um motor elétrico de 88 cv, alimentado por uma bateria de íons de lítio de alta capacidade (10,4 Kwh). Juntos, geram 413 cv de potência máxima e torque de 65,3 kgfm. Atinge os 100 km/h em apenas 5s6. A transmissão automática Geartronic de oito velocidades utiliza a tecnologia Shift by Wire totalmente eletrônica.

A iluminação de LED é programada para evitar o ofuscamento da visão de outros motoristas que vêm em sentido contrário ou que estejam à frente no mesmo sentido ao mudar automaticamente entre um feixe de luz focado ou desfocado dos carros. Há também nivelamento automático do facho do farol de acordo com o número de ocupantes e o carregamento do veículo, além de luz DRL com acendimento automático, que contribui para a visualização do modelo, mesmo em dias muito claros. Os faróis contam, ainda, com a tecnologia Automatic Bending Lights (ABL), que direciona os faróis automaticamente em até 30º para os lados, facilitando ainda mais a visão nas curvas.

Volvo XC90 T8 R-Design 2020

Volvo XC90 T8 R-Design 2020

A tecnologia do painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas incorpora funções diferentes das versões D5 (diesel) e T6 (gasolina), como indicação do modo de condução, nível de regeneração de energia, quantidade de carga da bateria e horário em que ela estará 100% carregada. A tela central sensível ao toque de 9 polegadas também agrega informações que possibilitam ao condutor observar em gráficos o funcionamento do sistema híbrido, no que se refere a utilização dos motores elétrico e a combustão, seus respectivos consumos e também a regeneração de energia entre esses componentes.

Como símbolo da sofisticação, a manopla do câmbio é feita de cristal sueco da marca Orrefors. Além de luxuoso, o interior do SUV conta com bancos dianteiros com aquecimento, regulagens elétricas de posição, de ajuste lateral, para a lombar, de extensão e memória.

Volvo XC90 T8 R-Design 2020

Volvo XC90 T8 R-Design 2020

Com o Park Assist é ainda mais fácil estacionar o veículo. O assistente de estacionamento manobra o carro automaticamente usando sensores para identificar o espaço de vagas paralelas ou perpendiculares ao carro. O sistema é capaz de estacioná-lo em um espaço de, no mínimo, 1,2 vezes o tamanho e tudo o que o motorista precisa fazer é acelerar e frear conforme instruções na central multimídia.

O veículo apresenta o de áudio da Bowers & Wilkins. São 1.400 watts, 19 alto-falantes – com um dos primeiros subwoofers air-ventilated instalados em um carro – e um software de processamento de áudio de última geração que simula, dentre outros ambientes, a sala de concerto da Orquestra Filarmônica de Gotemburgo.

A modernidade do veículo se reflete ainda na oferta do assistente de condução Pilot Assist, um recurso que conta com sensores e câmeras que monitoram as faixas das vias e tecnologia que comanda a aceleração, a frenagem e a movimentação do volante até 130 km/h.

Volvo XC90 T8 R-Design 2020

Volvo XC90 T8 R-Design 2020

Outro destaque é o sistema de entretenimento e conectividade Sensus Connect, acessível pela tela antirreflexo sensível ao toque de 9 polegadas de LCD no painel central, que reúne quase todos os comandos do veículo em um único lugar. O display tem gráfico aprimorado, tornando o uso para o motorista ainda mais natural e intuitivo. Navegação, conectividade e entretenimento estão a pouquíssimos toques, ou comando de voz, de distância. A integração do smartphone também está disponível com aplicativos Apple CarPlay e Android Auto.

Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas

Equipado com o inovador City Safety de segunda geração, inclui assistente de direção e entra em ação quando a frenagem automática sozinha não seria suficiente para evitar uma colisão em potencial. Nessas circunstâncias, o carro oferece assistência à manobra para evitar o obstáculo à frente. O City Safety opera para evitar colisão contra veículos, ciclistas, pedestres e até animais de grande porte, atuando tanto de dia quanto durante a noite.

O utilitário esportivo também disponibiliza sete airbags (frontais, de cortinas, laterais e de joelho para motorista), sistema de proteção em saída de estrada, sistemas de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical, alerta de colisão frontal e sistema de monitoramento de pressão dos pneus.

Confira o BlogAuto no: Youtube, FacebookInstagram e Twitter.

Volvo XC90 T8 R-Design topo de linha da marca por R$ 429.950

»crosslinked«