BYD F3

BYD F3

A jornalista Cleide Silva, do jornal O Estado de São Paulo, publicou esta semana uma história que pode jogar luz sobre uma situação cada vez mais misteriosa, a provável saída da CAOA da representação da Hyundai no Brasil. Não é segredo que a montadora coreana já começa a botar os pés aqui para valer – a fábrica de Piracicaba é obra sua e o modelo que será feito lá, um provável sedã compacto inédito, é desenvolvido exclusivamente por ela sem a participação do grupo brasileiro. Mas e como ficará a CAOA quando essa fábrica estiver pronta?

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A unidade de Goiás, investimento dela, não se compara ao projeto do interior de SãoPaulo. Em Anápolis, o HR e agora o Tucson têm índice de nacionalização baixo e muitas partes vêem da Coréia em regime de CKD. Carlos Alberto de Oliveira Andrade, o nome por trás da sigla CAOA, certamente deve estar preparado para sair de cena quando a Hyundai resolver se instalar oficialmente aqui. Ele foi o primeiro representante da Renault no Brasil e até pouco tempo atrás brigava com a montadora francesa por ter sido excluído dos negócios de maneira unilateral.

Talvez prevendo isso é que o empresário está a caminho da China para negociar a representação da BYD, marca chinesa considerada a mais promissora do país. A BYD tem como acionista nada menos que Warren Buffet, o maior investidor do mundo e sua sigla não tem nada de chinês – “Build Your Dreams”, ou Construa seus Sonhos, em português.

É essa a revelação da matéria do Estadão. CAOA teria sido convidado pelo dono da BYD, Wang Chuanfu, o homem mais rico do país. Segundo o artigo, Andrade viaja com um engenheiro para avaliar o F3, um sedã clone da geração anterior do Corolla – como se vê, até a BYD aprontou das suas no passado.

O modelo que interessa mesmo é o e6, um elétrico de desenho próprio capaz de rodar 330 km e que custará bem menos que seus pares – Chuanfu, além da BYD, domina a melhor tecnologia de produção de baterias de lítio, a alma dos carros híbridos e elétricos (e dos celulares também). Pensando assim até a que a Hyundai já não parece o melhor negócio do mundo mesmo.