Sistema SYNC da Ford

Sistema SYNC da Ford

O sistema Bluetooth está presente em praticamente todos os automóveis oferecidos no mercado. No entanto, por se tratar de algo tecnológico, o dispositivo pode apresentar problemas durante seu emparelhamento. Se você está enfrentando problemas de emparelhamento ou conexão em seu automóvel, segue uma lista com os seis motivos mais comuns que podem gerar falhas a dispositivos Bluetooth.

Você merece o melhor para o seu carro, e nós temos o melhor dele. Tudo de alta qualidade. A escolha perfeita. Compre com confiança na AMAZON e tenha a garantia de satisfação. Não perca mais tempo procurando por peças de baixa qualidade, dê ao seu carro o melhor. Clique aqui para ver nossa seleção agora mesmo!

Dispositivos compatíveis

O Bluetooth costuma ser compatível na maioria das vezes, no entanto, um smartphone ou outro equipamento pode não apresentar compatibilidade com o sistema, já que versões diferentes do padrão podem gerar problemas.

A versão mais recente do sistema é a 4.1, que foi projetada para trabalhar com todas as variantes mais antigas. Logo, se seu telefone tem a versão 4.1 e o sistema do carro possui a 2.1, a conexão deverá ser realizada sem problemas. No entanto, há exceção quando um dispositivo usa o “Bluetooth Smart”, que só pode emparelhar com dispositivos Bluetooth Smart compatíveis.

Questões de proximidade

O Bluetooth, obviamente, funciona sem fio. E por conta disso, como qualquer outro sistema, há uma distância máxima que um smartphone pode ficar em relação ao sistema multimídia do carro. Assim, se o pareamento está apresentando problemas, a solução pode ser trazer seu dispositivo para mais próximo do painel do carro.

Função Bluetooth ativa

O emparelhamento de um telefone com um automóvel ou fone de ouvido, por exemplo, é bastante fácil, mas o processo pode variar de acordo com cada caso. Para conectar o smartphone ao veículo, é necessário certificar se o rádio Bluetooth está ativado e também se o dispositivo está em modo de emparelhamento.

Na maioria dos casos, o Bluetooth no carro é ativado pressionando um botão no painel e, após isso, um aviso é emitido no visor do rádio. Já no celular, basta acessar as configurações e ativar o recurso. Caso isso não seja realizado, o emparelhamento não deverá ser executado.

Smartphone com bateria fraca

O Bluetooth é um recurso que consome um bocado de carga da bateria do seu smartphone. E por conta de um modo de economia de energia, alguns aparelhos podem desligar automaticamente a função. Para contornar essa situação, basta ligar o recurso manualmente ou, caso isso não seja possível, terá que recarregar o smartphone.

Fontes de interferência

A exemplo de outras tecnologias sem fio, o Bluetooth sofre com as fontes de interferência. Se seu smartphone estiver com problemas para emparelhar com o sistema de som do seu carro e nenhum dos procedimentos acima foi o suficiente, basta desligar algumas fontes comuns de interferência, como é o caso do WiFi e do USB 3.0.

Vídeo: ex-piloto de Fórmula 1, Luiz Razia ensina com melhorar sua performance nas pistas

Reinicie seu dispositivo para solucionar o problema

Caso você não esteja conseguindo realizar o emparelhamento do seu smartphone com o Bluetooth do rádio do carro, a solução pode ser simplesmente reiniciar o dispositivo. Se esse procedimento for demorado, pode ainda só remover o sistema de som do veículo da sua lista de conexões e, em seguida, configurá-lo novamente.

Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no  Google+.

Como solucionar problemas do Bluetooth do carro