Nissan Leaf como táxi em São Paulo

Nissan Leaf como táxi em São Paulo

O prefeito de São Paulo, João Doria, se reuniu na última semana com representantes e dirigentes da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Na reunião, o principal tema discutido foi o de eventuais incentivos aos veículos elétricos e híbridos e também equipamentos que possam proteger os pedestres na capital paulista; conforme divulgado na página do prefeito no Facebook e reproduzido pelo portal Diário do Transporte.

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Atualmente, a cidade de São Paulo conta com a maior fora de carros do território nacional. De acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) divulgados em dezembro do ano passado, são 7,805 milhões de veículos em circulação na cidade; entre carros, motos, caminhonetes, caminhões e ônibus. Por outro lado, deste montante, apenas cerca de mil unidades são de veículos elétricos.

Visando aumentar o número desses veículos “ecológicos”, houve uma série de ações; mas consideradas insuficientes pelos especialistas em meio ambiente; transporte e indústria. Em 2012, foi implantado um programa de táxis elétricos e híbridos com os modelos Toyota Prius e Nissan Leaf. Já em 2015, o então prefeito Fernando Haddad assinou um decreto isentando os carros elétricos do percentual do IPVA que a cidade tem direito.

Toyota Prius como táxi em São Paulo

Toyota Prius como táxi em São Paulo

Por outro lado, os ônibus movidos a óleo diesel continuarão em circulação na cidade de São Paulo; já que o município não vai cumprir a determinação da Lei de Mudanças Climáticas, de 2009; que prevê que todos os veículos de transporte coletivo municipal movido somente a óleo diesel sejam retirados de circulação.

Hoje, são 14.700 ônibus, mas apenas 7% da frota se enquadrariam na lei. Deste montante, 395 ônibus são abastecidos com A10 (mistura de 10% de cana de açúcar adicionados ao diesel), 201 trólebus e 60 ônibus movidos a etanol. Há ainda testes com modelos movidos totalmente a energia elétrica e outros híbridos (diesel e eletricidade).

Espera-se que haja uma frota de ônibus menos poluente em breve. Isso já está na licitação dos transportes, com o edital que deve ser lançado até o final do mês de maio, de acordo com a Secretaria Municipal de Transportes.

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Doria e Anfavea discutem sobre elétricos e híbridos em São Paulo