Toyota Corolla 2012 é lançado com preço a partir de R$ 63.570

Coloquem a mão na carteira: a Toyota lançou nesta terça-feira o Corolla 2012 e, pasmém, conseguiu achar motivo para aumentar o preço do sedã. Tudo porque o carro ganhou um leve e discutível facelift e melhorou o motor 1.8, que agora conta com o Dual VVTi, duplo comando variável de válvulas, assim como o motor 2.0.

Se antes o XLi saía a partir de R$ 62.110 agora a linha 2012 custa R$ 63.570. O GLi, também 1.8, pulou na versão manual de R$ 65.950 para R$ 67.070. Para compensar o abuso, a Toyota enfiou pouco a faca no XEi – de R$ 76.300 para R$ 76.770 – e reduziu o preço do Corolla Altis, nome mais que apropriado para um sedã de preço altíssimo: R$ 86.570 contra R$ 88.250.

Confira o calendário de lançamentos de 2014

Certamente é jogo de cena porque as concessionárias praticam preços mais realistas, embora ainda acima do que deveria valer um sedã. Com tantos concorrentes chegando este ano, a Toyota vai precisar engolir o orgulho e melhorar a oferta de seu carro.

Arrisco dizer que o baque financeiro de 2008 fez muito mal às montadoras japonesas. A impressão é que elas perderam o rumo. A Honda aparentemente destruiu o Civic, preocupada que está com o consumo e os custos de produção. Agora a Toyota promove uma reestilização careta, que fez o carro ficar mais velho – comparem as lanternas antigas com as novas. E a marca tem o cinismo de dizer que o carro ficou mais esportivo. Outra bobeira: o Corolla não é nunca vai ser esportivo. Não é seu caráter. A não ser que resolva mudar tudo como fez a Honda com o atual Civic.

Outro erro: em vez trocar o câmbio automático de 4 marchas por algo mais moderno, com pelo menos 5 velocidades, a Toyota mexeu no câmbio manual, que agora tem 6 marchas. Só pode ter sido uma mensagem errada do marketing para engenharia: “olha, precisamos de um câmbio automático de seis marchas igual a Kia e Hyundai”, o que foi respondido no Japão com “ah, câmbio manoaro de seis marcha né?”.

Pelo menos o motor 1.8 VVTi continua evoluindo. Agora o motor possui 144 cv de potência e 18,6 kgfm de torque usando etanol. O consumo, segundo a Toyota, melhorou de 6,43 km/l para 7,46 km/l na cidade e de 9,97 kml para 10,95 km/l.

Agora se preparem para as melhorias na lista de equipamentos: o XLi ganhou, vejam só, alarme, travamento automático das portas a 20 km/h e entrada para iPod/iPhone. E o XEi e o Altis estão “melhores” ainda: sistema de som com Bluetooth e entrada para USB, iPod, Pen Drive além de uma câmera de ré no Altis. Olha, fiquei sem palavras…

Só para dizer que tem

Com uma performance melhor, o motor 1.8 Dual VVTi faz praticamente o mesmo  que o 2.0 Dual VVTi gastando bem menos. Ou seja, ter o 2.0 é apenas questão de marketing, para parecer que seu carro é potente. Exemplo? A aceleração de 0 a 100 km/h do 2.0 é feita em 11,6 segundos e o 1.8 agora leva 12,17 segundos, menos de seis décimos. Se estivéssemos falando de esportivos a diferença seria monstruosa, mas estamos falando de sedãs confortáveis e silenciosos cujos donos estão mais preocupados com segurança e confiabilidade que levar meio segundo a menos para chegar no próximo semáforo.

No mercado automobilístico não existem mocinhos e vilões. Todo mundo assume um desses papeis, dependendo das circunstâncias. Quando a GM estava prostrada, curtindo a onipresença do Vectra entre os sedãs médios, a Honda e a Toyota foram humildes em oferecer carros melhores e mais confiáveis. Bastou virarem referência para mudarem de lado e assumirem o papel de vilões, que cobram valores acima da média porque se acham a última bolacha do pacote. A chegada dos coreanos e mesmo de outros concorrentes melhores e mais baratos, sem dúvida, colocará essa momentânea liderança em xeque se Toyota e Honda não acordarem desse sonho tarde mais.

Preços do Corolla 2012:

Corolla Altis 2011 2.0 16V Dual VVT-i Flex A/T: R$ 86.570,00
· Corolla XEi 2011 2.0 16V Dual VVT-i Flex A/T: R$ 76.770,00
· Corolla GLi 2011 1.8 16V VVT-i Flex A/T: R$ 70.570,00
· Corolla GLi 2011 1.8 16V VVT-i Flex M/T: R$ 67.070,00
· Corolla XLi 2011 1.8 16V VVT-i Flex A/T: R$ 67.570,00
· Corolla XLi 2011 1.8 16V VVT-i Flex M/T: R$ 63.570,00

20 Comments on “Toyota Corolla 2012 é lançado com preço a partir de R$ 63.570

  1. Essas lanternas me lembram as do Mazda6 vendido entre 2006 e 2008.

    Toyota e Honda realmente cobram muito caro pelos seus carros, ao menos o acabamento e os equipamentos do Corolla são ligeiramente superiores ao Civic.

    O problema é que os carros mais recentes da Hyundai e da Kia já tendem a esses valores mais altos, então quem está na expectativa do Elantra/Avante é melhor deixar as barbas de molho.

  2. Prefiro ver o copo meio cheio, digo isto, pois o design continua o mesmo do vendido fora do Brasil.

    O Punto esta desatualizado, O POLo e Golf já eram tem tempo, o Chevetão (digo Vectra, Astra) idem.

  3. Tem que ter muita cara de pau pra cobrar 86 mil num corolla. E deve ter muito burro pra pagar.

  4. É o melhor carro nacional, tenho um xei 09/10, é um tanque de guerra, não quebra, mas o preço tá caro, mas se vc levar em conta as porcarias que são vendidas aqui… Gosto de carro com ar conservador e pronto, mas tem quem goste de esportivo, isso é gosto e não obrigação da montadora em fazer um esportivo. Então que faça os 2 tipos.

  5. Pelas melhorias que o carros tve (Dual VVTi, 6 marchas toca-fitas com USB e LED nas lanternas), até que o preço não subiu muito (se fosse a Honda, estaria cobrando 70 mil pelo XLi), por R$63.570 é melhor pegar um Corolla do que um Honda City ou um Vectra, pelo menos o Toyota é mais economico e indestrutivel

  6. <blockquote cite="#commentbody-34527">

    FLAVIO :

    Tem que ter muita cara de pau pra cobrar 86 mil num corolla. E deve ter muito burro pra pagar.

    É isso aí,com 86 mil dá para levar um Azera ou um Fusion,TEM GOSTO PARA TUDO MESMO!

  7. Ao pessoal do Blogauto,

    Já que são tantas as críticas contra o Corolla, estou concluindo que não é uma boa opção.

    Então vos pergunto: Por que ele é líder de vendas na categoria? Estranho né?

    Acho que vocês podiam parar de ficar só criticando um carro que é líder de vendas no segmento e contar aos leitores as melhorias. Apesar dos preços exorbitantes praticados pelas montadoras no Brasil, isso não é culpa só deles e sim do governo que nos cobra praticamente 50% só de imposto. Mesmo assim tanto Toyota, quanto Honda podem se dar ao luxo de aumentar o preço de seus carros, pois fabricam produtos de qualidade. Aliás, se querem criticar, façam isto com os lixos dos carros Franceses e Coreanos, que cobram menos e depois deixam o consumidor na mão na hora da revenda e assistência técnica.

    Parabéns pela "ótima" reportagem!!

  8. @Rafael

    Ninguém está falando mal do Corolla,só do preço absurdo que ele custa,pois com o mesmo dinheiro se compra carros bem melhores,como Fusion e Azera,não se aborreça.

  9. Realmente a toyota não mudou nada, e acho que ficou pior no design das lanternas novas traseiras e o custo dos ítens que foram acrescentados, ressalto não justifica, pois um carro desta linha de público já deveria ter estes ítens de série.

  10. @Rafael

    dor de cotovelo, querida….

    se enxerga, com esse corolla sem vergonha… do design.

    se isso realmente pode ser chamado de design…

  11. podem falar oq quiser, ja estou no meu terceiro corolla, isso sim e maquina! com cinco anos andando por todos os lados, asfalto bom e ruin, terra,as unicas trocas que ja fiz foi de pneus, ja andei nos outros, não chegam nem perto,toyota e toyota, me desculpe quem caiu na bobagem de comprar um outro, prepara um didim ai pra manutenção falou! mais tambem se não ouvesse outros carros coitados dos mecanicos,teriam que mudar de profissão!!!!

  12. Tenho um Corolla 2007/2008. Não troca por outro, a não ser por um 2011/2012. Acho uma ótima máquina, nunca tive problema nehum. Estou me preparando para adquirir um 2011/2012. Tenho ótimas referências desse máquina, porque realmente é uma máquina.

  13. Tenho o 2º corolla, e não quero outro auto, pois alem da segurança e conforto não da manutenção, recomendo pode confiar
    ja estou poupando para comprar o meu zero até o final do ano.
    é uma máquina,outra coisa qdo fecha a porta, parece de porta de geladeira, isto que meu é 2004.

  14. MORO NOS ESTADOS UNIDOS.. ACABEI DE COMPRAR MEU SEGUNDO COROLLA S. JA FIZ TEST DRIVE COM O CIVIC, COM CRV DA HONDA E VARIOS OUTROS.. NAO ADIANTA.. VOCES PODEM FALAR O QUE QUISEREM… O COROLLA GANHA DISPARADO DESSES CARRINHOS DE PORTE MEDIO.. E NAO ME VENHAM DIZER QUE O CARRO E' HORRIPILANTE, A MENOS QUE VOCES TENHAM UM MELHOR…. FICADIKA..

  15. AQUI NOS ESTADOS UNIDOS, AZERA OU FUSION, E' CARRO DE HISPANO.. KKKKKKKKKKKKKKKKK.. CARRO PRA TEENAGERS APRENDEREM A DIRIGIR ANTES DE TEREM UM CARRO DE VERDADE…..

    PS* CARROS DA FORD TIPO FUSION AQUI, NAO TEM VALOR DE MERCADO.. ANTES DE FALAREM MAL DE ALGUM CARRO, SE INFORMEM MELHOR…

  16. SANDRA, EU TINHA UM COROLA SPORT 2009… ACABEI DE TROCAR POR OUTRO COROLLA SPORT 2012. NAO ADIANTA.. A GENTE PROCURA.. PROCURA.. FAZ TEST DRIVE AQUI E ALI… E NO FINAL, ENCERRAMOS O ASSUNTO COM TOYOTTA…. DEIXA O POVO FALAR!!!!!

  17. noo Corolla ficou muito lindo… amei a trazeira… vou comprar um pra mim.. muito lindo..!! e (zizi,, e sandra) deixa o povo falar o que quizer,,.

  18. vc achou o designer da traseira feia????ai eu digo feio pra quem não tem ….sinto muito..kkkkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>