Volkswagen Fox 1.0 com motor TEC

A Volkswagen lançou oficialmente  nesta sexta-feira, 31, o Fox 1.0 com motor TEC – Tecnologia para Economia de Combustível -, uma versão aprimorada do propulsor EA-111. Ele estreou a bordo do Gol 2013, lançado no mês passado com um visual retocado e já era esperado na rede há algumas semanas.

Você merece o melhor para o seu carro, e nós temos o melhor dele. Tudo de alta qualidade. A escolha perfeita. Compre com confiança na AMAZON e tenha a garantia de satisfação. Não perca mais tempo procurando por peças de baixa qualidade, dê ao seu carro o melhor. Clique aqui para ver nossa seleção agora mesmo!

A maior vantagem do 1.0 é a economia de combustível que a Volks diz ser da ordem de 3%. Apesar disso, a montadora alemã, assim como outras colegas, se nega a fornecer dados de consumo, com receio de ser processada por consumidores que não conseguem atingir esses valores no dia a dia.

Veja também: Volkswagen lança novo Gol 2013

Ao menos os dados de desempenho foram divulgados: 14,1 segundos para ir de 0 a 100 km/h com etanol e 14,7 segundos com gasolina. A velocidade máxima é de 160 km/h com etanol e 158 com gasolina.

As melhorias por que passou o motor são quase as mesmas adotadas pela indústria brasileira, ou seja, pontuais: nova ECU, coletor de admissão, bicos injetores e algum aprimoramento no bloco para reduzir atrito.

Motores realmente modernos

Enquanto faz o indispensável em seus motores antigos, a VW estaria desenvolvendo uma versão nacional do motor de 3 cilindros que equipa o up!, cuja versão “abrasileirada” será feita em Taubaté em 2014. Mas não esperemos grande coisa já que o custo é alto e as montadoras “nacionais” não estão dispostas a investir nisso. A única esperança é que o novo regime automotivo resolva obrigá-las a produzir veículos mais eficientes para pagar menos imposto, uma situação que elas querem evitar tanto quanto o diabo da cruz.