Comprou, viajou?

Sempre que precisa dar um gás em suas vendas, a Citroën recorre ao conhecido recurso de dar uma viagem a Paris para seus clientes. A ideia, se não é original, ao menos agrada, sobretudo para os fãs da França, seja pelos carros ou pela cultura. Mas a última edição da promoção, que aconteceu este ano, quem diria, anda dando mais dor de cabeça aos premiados que motivos de alegria.

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Segundo reportagem do jornal Folha de São Paulo, muitos clientes que compraram seus Citroën e ganharam a passagem simplesmente não conseguem voar há meses. Tudo porque o regulamento da promoção é excessivamente restritivo: não se pode voar em feriados prolongados, fins de semana, alta temporada etc. Ou seja, para conseguir marcar uma data a situação já não é fácil, mas pode ser pior. Clientes relatam que a agência contratada pela Citroën, Premier Viagens, costuma marcar e desmarcar os voos sem aviso.

Com o transporte aéreo no Brasil em alta e as companhias aéreas mal dando conta da demanda, oferecer passagens como prêmio é, sem dúvida, uma medida perigosa. Qualquer pessoa sabe que uma viagem de férias não é um simples passeio – é preciso planejar, combinar datas, marcar a saída da empresa, reservar hotéis etc. Por isso é fácil demais transformar um benefício num problema se você não permite reservas, escolhas de datas ou companhia – a Citroën, por exemplo, fechou a promoção com a TAM, famosa pela dificuldade que impõe aos passageiros que acumulam milhas em seu plano Fidelidade e que querem usufrui-lo.

Um sinal disso é que apenas 328 clientes voaram entre os 9 mil premiados. O resto continua vendo Paris pela televisão.

Obrigado pela dica, Comanche.