Fiat Stilo que teria perdido a roda antes do acidente

Contrariada, a Fiat anunciou hoje o recall do cubo da roda do Stilo. A substituição da peça começa a partir do dia 18 de março e envolverá 52 474 unidades do hatch médio fabricadas entre 13 de abril de 2004 e 9 de março de 2010.

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Todos eles são modelos que não usam ABS. A alteração será a seguinte: em vez de cubos em ferro fundido, peças em aço forjado. Essa é a solução apontada pelo DPDC, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, para o Stilo.

A Fiat, embora tenha importado da Europa as peças em aço forjado, nega que o cubo em ferro fundido seja a causa do problema que, aliás, ela não reconhece. Segundo a montadora, a maior parte dos carros, principalmente populares, usa esse tipo de material. Chegou-se a cogitar que a tal peça seria a mesma do Uno, mas a Fiat não se manifestou.

O diretor de comunicação da Fiat, Marco Antonio Lages, explicou ao jornal Estado de São Paulo que a fabricante só está fazendo o que foi exigido pelo governo por respeito ao consumidores: “Faremos a convocação para tranquilizar os clientes, mas reiteramos que a peça usada não tem o defeito que está sendo apontado”, garantiu.

Essa história não está nem um pouco clara. Se o DPDC provou que há um defeito no carro então que mostre o laudo feito pelo CESVI (segundo a Fiat, o órgão não se manifestou). Agora, se a Fiat diz que a peça de ferro fundido é usada na indústria de forma geral, basta comprovar isso com seus fornecedores e de outras marcas. É preto no branco. Estranhamente, eles se acusam mutualmente, mas ninguém mostra algo que coloque fim na polêmica.