Ford Mustang Shelby GT350

Ford Mustang Shelby GT350

Cerca de cinquenta anos após seu lançamento, o Ford Mustang Shelby GT350 ganhou sua nova geração. O novo modelo chega para ser a versão topo de linha e, de quebra, estreia o motor aspirado mais potente já projetado pela fabricante norte-americana. De acordo com o divulgado, a proposta da novidade é “oferecer uma experiência de direção realmente especial, com um comportamento equilibrado, ágil e empolgante”.

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O desenvolvimento do Ford Mustang Shelby GT350 foi realizado com a otimização de cada componente, em vez de projetar os sistemas individualmente.

Ford Mustang Shelby GT350

Ford Mustang Shelby GT350

“Quando começamos a trabalhar neste carro, queríamos construir o melhor Mustang possível para os lugares em que mais gostamos de dirigir – desafiando estradas secundárias com uma variedade de curvas e elevações – e as pistas nos finais de semana”, diz Raj Nair, vice-presidente de Desenvolvimento do Mustang. “Todas as mudanças que fizemos neste carro foi orientada pelos requisitos funcionais de um motor poderoso, com uma direção ágil, precisa e grande poder de frenagem.”

O motor que equipa o GT350 é um V8 aspirado de 5.2 litros, o primeiro da marca com virabrequim plano, arquitetura encontrada somente em carros de corrida e alguns esportivos europeus, o que proporciona a ligação das bielas no virabrequim em intervalos uniformes de 180 graus, diferente de um oito cilindros tradicional que traz bielas em 90º.

Ford Mustang Shelby GT350

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Graças a esse leiaute e também ao eixo plano, há uma ordem alternada de ignição dos cilindros, reduzindo a sobreposição dos pulsos de pressão de escape. Essas mudanças, combinadas com avanços no cabeçote e no trem de válvulas, permitem uma melhor respiração e ampliam ainda mais o desempenho do V8.

A potência do motor é de mais de 500 cv e o torque supera os 55,3 kgfm.

Ford Mustang Shelby GT350

Ford Mustang Shelby GT350

O modelo traz ainda grade dianteira com composto injetado de fibra de carbono, bitola dianteira maior, molas e buchas recalibradas e rebaixadas, sistema de freios Brembo com discos dianteiros de 394 mm com seis pistões e traseiros de 380 mm com quatro pistões, rodas de alumínio extraforte de 19 polegadas, pneus Michelin Pilot Super Sport, entre outros.

Os amortecedores do Ford Mustang Shelby GT350 são MagneRide continuamente ajustáveis, preenchidos com um fluido hidráulico impregnado com partículas de ferro que, ao ser atravessado por uma corrente elétrica, dá à suspensão um ajuste praticamente instantâneo. Os sensores monitoram o movimento das rodas milhares de vezes por segundo e, junto com outros dados do veículo, permitem que cada roda seja modificada de forma independente a cada 10 milissegundos.

Ford Mustang Shelby GT350

Ford Mustang Shelby GT350

Para complementar o visual, a versão traz novo divisor inferior na dianteira, novas saídas de ar no capô, difusor agressivo na traseira, para-lamas dianteiros de alumínio e grade dianteira com aberturas individuais direcionadas para o radiador, a alimentação de ar do motor, os dutos de freios e o Track Pack, composto por radiador de óleo do motor e refrigerador da transmissão, oferecido como opcional.

O interior exibe bancos Recaro, volante com base chata, novos mostradores, detalhes em cromados e brilhantes, entre outros.

Ford Mustang Shelby GT350

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Nos itens de série, o Shelby GT350 dispõe de sistema integrado de controle com cinco modos de direção que ajustam o ABS, o controle de estabilidade, o controle de tração, o esforço de direção, o mapeamento do acelerador, o amortecedor MagneRide e as configurações de escape, de acordo com a preferência do motorista.

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Como opcional há o Tech Pack, que inclui bancos de couro com ajuste elétrico, som Shaker Áudio, sistema MyFord Touch com tela sensível ao toque de 8 polegadas e ar-condicionado digital dual zone, entre outros.

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Ford Mustang Shelby GT350 retorna com 500 cv