Enrique Peña Nieto, presidente do México, comemora fábrica da Kia em seu país

Enrique Peña Nieto, presidente do México, comemora fábrica da Kia em seu país

Se você é um fã da Kia, uma boa e uma má notícia. A boa é que daqui a três anos os carros da marca sul-coreana poderão ficar mais baratos e competitivos. A ruim é que para isso eles não se tornarão brasileiros. A Kia anunciou na semana passada o investimento de US$ 1 bilhão numa nova fábrica no México.

Não arrisque escolhas equivocadas ao comprar seu próximo carro! Nossa Consultoria Automotiva irá garantir que você adquira o veículo perfeito para suas necessidades e desejos, proporcionando segurança, conforto e satisfação. Não espere mais para fazer a escolha certa, Clique aqui agora mesmo!

A nova unidade será construída na cidade de Monterrey e terá capacidade para 300 mil unidades por ano, ou o dobro da fábrica da Hyundai em Piracicaba. Além de ajudar a abastecer o mercado norte-americano – que conta um com uma fábrica local -, a ‘planta’ ajudará a a Kia a dar conta da demanda global, certamente incluindo aí o Brasil que deve ver cair hoje o limite de importação em 2017.

O investimento no México tira a urgência de ter algo semelhante no Brasil, ao menos por ora. Sem a mesma competitividade e posição privilegiada, nosso país ficou para trás. Para piorar, o mercado em declínio tem feito muitas marcas adiarem planos.

O anúncio é certamente um banho de água fria para o representante da marca no Brasil, o grupo Gandini, que acalenta a ideia de ter produção nacional há muitos anos. Para complicar a situação, a pendenga judicial da antiga Asia Motors, empresa que fechou acordo com o governo federal há muitos anos para ter benefícios fiscais por construir uma fábrica no país, continua não resolvido. O receio da Kia é ter de assumir essa fatura caso abra uma unidade oficial no Brasil.

Veja também: Os melhores SUVs do Brasil com preço até R$ 80 mil

Com isso, a Kia segue como apenas uma sombra do que chegou a ser no Brasil antes do aumento dos impostos para importados e preços fora da realidade como os do novo Soul. A esperança é que a unidade mexicana faça apenas modelos de porte médio (compactos em outros países). Com isso, ainda resta a esperança de ver uma repetição do projeto da Hyundai com o HB20. Resta orar.

Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.

Kia anuncia fábrica no México e frusta planos no Brasil