Range Rover Sport SVR

Range Rover Sport SVR

Utilitário-esportivo com apelo esportivo da linha da Land Rover, o Range Rover Sport SVR foi submetido a testes de desempenho em diversos terrenos diferentes. O modelo, que foi projetado pela Divisão de Veículos Especiais (SVO) da Jaguar Land Rover, é equipado com um motor V8 de 550 cavalos de potência; e consegue acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos no asfalto.

A fabricante colocou o Range Rover Sport SVR em diversos tipos de terrenos, como asfalto; grama; neve e areia. Em todas as situações, os pneus usados foram os mesmos, o Michelin 275/45 R21, que inclusive equipa o carro de fábrica. Durante os testes, a tecnologia Terrain Responde 2 conseguiu identificar automaticamente o tipo de terreno em que o modelo estava e selecionou o modo mais apropriado (asfalto; areia; pedras; grama/neve e lama); de forma a usar o máximo da capacidade do veículo, sem interferência do motorista.

Range Rover Sport SVR

Range Rover Sport SVR

A aceleração na pista foi obtida no Rockingham Motor Speedway, em Corby no Reino Unido. Nele, o Terrain Response 2 identificou o modo Dinâmico; em que o veículo fica mais sensível aos comandos do motorista no acelerador e configura a relação de marchas para trocas em rotações mais altas. O recurso altera ainda o comportamento da suspensão pneumática. Foram precisos 4,7 segundos para ir de 0 a 100 km/h.

Já no segundo teste, o Range Rover Sport SVR foi para a grama úmida. Logo o Terrain Response 2 ativou o modo grama/cascalho/neve; com a resposta aos comandos do motorista no acelerador suavizadas e as marchas trocadas mais rapidamente, tudo para o carro não perder tração. Ao mesmo tempo, o diferencial central foi pré-carregado para otimizar o desempenho. Nessas condições, o SUV foi de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos.

Range Rover Sport SVR

Range Rover Sport SVR

No terceiro teste, o carro foi para um terreno com cascalhos. Com o mesmo modo ativado, o carro atingiu os 100 km/h em 5,3 s. No quarto teste, o carro foi para neve no centro de testes de inverno da Jaguar Land Rover em Arjeplog, no norte da Suécia. O modelo completou o teste de aceleração em 11,3 s.

O quinto teste foi realizado na lama. No modo “lama”, o Terrain Response 2 eleva a suspensão e permite um deslizamento mais controlado dos pneus por parte do sistema de controle de tração. Nesse piso, o veículo foi de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos.

Por fim, o Range Rover Sport SVR foi para a areia, na região de Pendine Sands em Carmarthen Bay, no sul do País de Gales. Na configuração “areia” do sistema do carro, as respostas aos comandos do motorista no acelerador são mais rápidas; o motor sempre trabalha com o máximo de torque e usa as mesmas marchas por mais tempo e há o bloqueio do diferencial para manter a velocidade mais constante e evitar atolamento. Nessa situação, o carro foi de 0 a 100 km/h em 5,5 s.

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Range Rover Sport SVR é testado em diversos terrenos

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