Toyota Corolla Furia Concept

Toyota Corolla Furia Concept

A Toyota retomou o posto de maior fabricante de veículos do mundo em 2012, perdido para a General Motors recentemente. Com 9,75 milhões de unidades vendidas, a montadora japonesa teve cerca de 460 mil unidades a mais que a GM, que fechou o ano passado com 9,29 milhões. A Volkswagen foi a 3ª colocada, com 9,07 milhões, mas já mais próxima das duas rivais – a meta dos alemães é serem os maiores do mundo em 2018.

Você merece o melhor para o seu carro, e nós temos o melhor dele. Tudo de alta qualidade. A escolha perfeita. Compre com confiança na AMAZON e tenha a garantia de satisfação. Não perca mais tempo procurando por peças de baixa qualidade, dê ao seu carro o melhor. Clique aqui para ver nossa seleção agora mesmo!

Esses números são fornecidos pelas próprias empresas e reúnem todas as marcas de cada grupo. Geralmente, isso causa algumas distorções já que certos fabricantes costumam somar vendas de marcas associadas como ocorreu recentemente.

Como marca, no entanto, a Toyota sobrou: 8,72 milhões de veículos, praticamente o dobro da Chevrolet, marca mais vendida da GM e que está em franca expansão pelo mundo – em 2012 foram 4,95 milhões.

Coadjuvantes

Depois das três empresas, o ranking provisório é confuso. Se considerarmos a Renault somada a Nissan então o grupo é o 4º colocado com sobras – foram 7,44 milhões de veículos em 2012, a maior parte da Nissan (4,94 milhões). Caso contrário, aí a Hyundai-Kia assume o 4º posto com 6,6 milhões (4,4 milhões da Hyundai e 2,2 milhões da Kia).

Veja também: Qual marca de automóveis é a maior no Facebook?

A Ford, que ainda não divulgou seus números oficiais, deve vender em torno de 5,5 milhões de veículos. Outra que não tem dados finais é a Fiat. No entanto, em conjunto com a Chrysler, o grupo deverá ultrapassar as 4,2 milhões de unidades, um bom número, ao gosto de Sergio Marchionne, o autor da máxima que apenas montadoras com volumes gigantes sobreviveriam no futuro.

A Honda, sozinha, fechou 2012 com 3,82 milhões e a Suzuki, outra que vende bastante, conseguiu 2,72 milhões. No meio delas está a PSA, holding que reúne Peugeot e Citroën que teve apenas 2,82 milhões de unidades emplacadas, número menor que o de 2011. Não é à toa que os franceses andam pressionados.

Veja ranking

MarcaUnidades vendidas
Toyota9,75 milhões
General Motors9,29 milhões
Volkswagen9,07 milhões
Renault/Nissan7,44 milhões
Hyundai/Kia6,60 milhões
Ford5,50 milhões*
Fiat/Chrysler4,20 milhões*
Honda3,82 milhões
PSA Peugeot-Citroën2,82 milhões
Suzuki2,72 milhões

Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook.