Chevrolet Montana: consumo de 10,3 km por litro de etanol

Consumo da Chevrolet Montana

Foi esse o número que apontou o computador de bordo da Montana após rodarmos pouco mais de 250 km por um percurso predominantemente rodoviário. Após um curto trecho na cidade congestionada acessamos a Rodovia dos Bandeirantes em direção ao Campo de Provas de Cruz Alta, onde a GM lançou o Omega 2011.

O resultado é condizente com o que a própria montadora divulga: 8,6 km/l na cidade, 11,5 km/l na estrada e 9,9 km/l combinado. Vamos tentar completar o tanque e calcular o consumo manualmente para ver se chegamos à um valor parecido – certa vez fiz isso com um Honda Fit e a havia uma diferença gritante entre o que apontava o computador (claro que super generoso) e a realidade.

Avaliação: novo Toyota Corolla 2015

Agora me chamou a atenção o painel da Montana utilizar o cálculo “europeu” de consumo em que o dado mostrado é a quantidade de litros consumida numa distância de 100 km. Na verdade, esta é a forma correta de se medir consumo, a nossa seria melhor definida como “rendimento” do uso de um litro de combustível pelo carro, concordam?

Enfim, tentei mudar esse padrão no painel, mas não encontrei nada do gênero. Se algum dono de Agile ou da nova Montana souber se isso é possível, agradeço a ajuda – a Montana de teste está sem o manual.

Atualizado às 9h36 do dia 16/12

Antes de mais nada, obrigado pela colaboração dos leitores donos do Agile. Rodrigo, esqueci dessa possibilidade: poderia ter baixado o PDF no site da GM, mas vou seguir a orientação postada nos comentários.

Acabei de abastecer a Montana e fiz o consumo baseado na distância que percorri e quantos litros foram necessários para completar o tanque. Depois de rodar 257,7 km foram necessários 24,88 litros de etanol. Ou seja, 10,36 km por litro, praticamente o mesmo resultado do computador de bordo.

27 comments
Wil
Wil

Ola, tenho um agile e o computador de bordo desconfigurou, antes marcava em km/h e agora tag marcando em mph. Como faço p configurar a unidade p km/h

arlei morais
arlei morais

Tenho um Corolla 2007 - 1.8 à gasolina, faz 9 km na cidade com ar e 13,6 km na estrada à 140 km/h.

Tenho uma Montana/12 com 2.500 km não consigo fazer + de 5,0 km (Etanol) e 6,5 km (Gasolina) na

Cidade, estou assustado com este consumo. Será que esta correto ou vai melhorar com + km rodados?

Será que vou ter que sair fora da Chevrolet? ou vendo o Corolla para comprar combustíveis.

vitor
vitor

como tirar MILES do painel da montana e colocar KM?

Picareta
Picareta

Eu tenho uma Sport 2011 verde linda! Eu sabia trocar p km/l mas esqueci uhuhuahsuahsuahhas

andre
andre

tenho uma montana 2011 com 22000 rodaos, ela sempre fez de 11 até 14 km/l, sempre com ar condicionado, pego engarrafamento, cidade e br, tem que saber andar pra ela gastar pouco, não adianta ficar dando pau que vai beber mesmo,

leonardo
leonardo

tem um comando no computador de bordo dela q vc troca o sistema utilizado se não me engano esse sistema eh o SI tem o Al q eh alemão e da o consumo em km/l o mais utilizado no brasil, basta segura o comando s do computador vai começar a piscar no painel e ai aperta s denovo vai aparecer a unidade q vc quer, ai vc troca ela pelo r de não me engano... mais eh isso fiz os cálculos e bateu exato o valor!

Edmir
Edmir

Se essa pickup tivesse a 6a marcha seu consumo seria muito melhor na estrada, já que a 120km, em 5a marcha, o giro fica nas 4mil RPM, o que é um exagero!

Guilherme
Guilherme

Pessoal, tenho a montana 2011 a pouco mais de um mês, ela está com 4.500 km rodados. Estou muito assustado ela tá fazendo 5,5 no etanol e 8,5 na gasolina. Tomara que quando o motor amaciar melhore essa média senão fica difícil, ainda mais com os preços dos combustíveis como estão hoje...

HUDSON
HUDSON

REAL CONSUMO DA MONTANA 1.4 ECONOFLEX 6.5KM/L CIDADE 8.2KM/L ESTRADA ( ETANOL ) 9.5KM/L CIDADE 11.0KM/L ESTRADA ( GASOLINA ) A MIINHA MONTANA TEM 10 MESES DE USO E JA TEM 32000KM SEI DIREITINHO O CONSUMO, LEMBRANDO QUE SEMPRE COM O AR CONDICIONADO LIGADO MORO QUASE NA DIVISA COM MATO GROSSO AQUI A COISA E FEIA, AGORA NEM SE COMPARA A NOVA SAVEIRO EU COMPREI UMA 1.6 CAB. ESTENDIDA E NAO ESTOU TENDO CONDIÇÕES DE ANDAR NELA NAO SEI SE É MOTOR 4 OU 8 CILINDROS O DANADA BEBE DEMAIS PRA TER UMA IDEIA ELA ESTA FAZENDO 4KM/L CIDADE 6.5KM/L ESTRADA ( ETANOL ) NAO DEU TEMPO AINDA DE USAR GASOLINA MAIS VOU DEIXAR ELA QUARDADA NAO TENHO CONDIÇÕES DE ANDAR NUM SOCIO DA A.A. É COISA DE LOUCO O CONSUMO DA NOVA SAVEIRO, ENTAO GALERA DAS MONTANA POE A MAO PRO CEU QUE A MONTANINHA É O CARRO.

gardene
gardene

bom: meus amigos tenho problemas com minha montana 2008 1.4 econoflex conquest. bom meu problema é o siguinte: antes meu consumo era rasoavel mais quando eu acelerava a aceleração era muito boa porem o carro não saia do lugar por algum tempo e depois pegava velocidade de vez achei que era o kit de embreagem comprei o kit levei em uma oficina mais o mecanico disse que era a sonda lambda coloquei uma sonda de teste o consumo triplicou depois coloquei uma nova mais meu tbi quebrou as engrenagens comprei outro tbi eu mesmo coloquei no lugar o consumo me assustou pois nunca vir meu carro com o consumo tão baixo. a aceleração é otima porem sem arrancada acelero o carro não sai do lugar depois de um tempinho o carro arranca de uma vez qual é mesmo o meu problema? quem puder me ajudar urgente eu agradeço .. obrigado.. ( obs : o kit de embreagens não foi colocado )

Ronaldo
Ronaldo

Comprei minha montana no início do ano. Cheguei de uma viagem recente onde rodei 3400 km e fiquei bastante assustado com o consumo de 6,9 km/l álcool e 9,9 km/l gasolina andando a 140 km/h com 190 kg na carroceria (saco de brita que coloquei para ela não sair de lado nas curvas). Ela está hoje com 4200 km rodados. será que ela está bebendo assim pq ainda tá pouco rodada? essa média melhora ou vai ser assim pra sempre? eu tinha um celta 1.4 que fazia 12,7 km/l andanda a 140 km/h.

será que alguém pode me dar uma boa notícia?!!

Eduardo Cl
Eduardo Cl

Esse computador de bordo é o mesmo do Vectra? Meu pai comprou um (ele fez uma péssima escolha) e ele já veio em KM/L

John
John

O manual deveria ser obrigatório - como fazer para consultar uma informação na rua, se estiver sem internet - e principalmente, se for alguma situação de falha ou risco?

E porque a belezura vem com medidor em l/100km? Parece má-fé da tal montadora.

Robson
Robson

Leonardo kkkkkkkkkkkkk voce descobriu um segredinho muito bem guardadinho !!!!!!!!!!11 kkkkkkkkkkk

Rodrigo
Rodrigo

@Leandro Pi

A diferença é muito pequena, realmente, mas existe. O combustível é um fluido, assim como o ar. O sensor que mede o consumo de combustivel para informar o computador de bordo nada mais é que um medidor de vazão dentro do circuito de alimentação de combustível. O movimento turbulento característico do deslocamento do combustível (mais ar, mais água, mais impurezas) faz com que haja variações na auferição deste sensor em instantes muito pequenos. Basta ver, por exemplo, num carro que tenha computador de bordo com a função consumo instantâneo: deixe o carro ligado em ponto-morto e veja que o consumo instantâneo varia em centésimos de litros (se a unidade for km/l).

É como ler um livro à 15 cm de distância do rosto ou com uma lupa.

Interessante é que a GM criou uma nova unidade de medida: Sistema da América Latina. Vamos ter que mudar os livros de física e avisar o IPEM...

guigui
guigui

@Leandro Pi

Bem Leandro,

Eu tenho o Agile e gosto muito do meu carro, principalmente porque não conseguiria comprar um carro com tantos equipamentos de série com a mesma motorização na mesma faixa de preço. Procurei muito e quando ia colocar os opcionais nos concorrente eu me assustava muito com o preço final. Mas no final foi uma escolha e muito acertada. Também tem o fato de que, independente de sua idade, o motor 1.4 do agile é muito bom e eficiente. Prova disso tudo que falei é que na mesma faixa de mercado e com motor acima de 1,0 o Agile está na frente, como vários sites e blogs publicaram há alguns dias, apesar da quantidade de publicidade e torcida contrária dos blogs e afins.

Leandro Pi
Leandro Pi

Poxa! Não sabia que tinham tantos donos de Agile e leitores do Blog! E nós metendo o pau sem parar nesse carrinho horroroso...que falta de educação a nossa!

Juro que não etendi a diferença conceitual dos L/100Km e os Km/L. É a mesma coisa, só com uma "regra-de-três" diferente. Então por uma seria um índice de rendimento e outro de consumo? Outros ainda falaram de fluxo de combustível bombeado...besteira! A própria Montana da matéria permite mostrar as duas formas e duvido que numa a GM considere algum parâmetro diferente do que quando mostra da outra forma.

Rodrigo
Rodrigo

Atualizando:

Acessei o manual do Agile em PDF pelo site da GM (http://www.novoservicochevrolet.com.br/site/manuais-dos-veiculos/?s_cid=Institucional_Header_Manual). Não há o da Montana versão Agile.

Vamos lá:

"Selecione o "sistema de unidades" de acordo com seu país / região.

Para selecionar a Unidade,mantenha os botões e pressionados ao mesmo tempo até

que apareça Unidade no visor. Pressionando será possível selecionar a unidade.

â–  SI = Sistema internacional

â–  EN = Sistema inglês

â–  AL = Sistema da América Latina

â–  US = Sistema americano

Pressione o botão para selecionar a configuração desejada."

(fonte: Manual Agile 2011 - Pág. 78)

Acho que selecionando "America Latina" o consumo volta a ser mostrado em km/l ao invés de l/100km.

guigui
guigui

Eu tenho um Agile e o computador de bordo pode ser configurado forma para o sistema internacional (SI), americano (US), inglês (En)e américa latina (Al), no nosso caso basta configurar para américa latina AL, para alterar siga os procedimentos: com a chave ligada, aperte simultaneamente as duas teclas do computador de bordo (S e R) por alguns segundos até a informação do computador mudar para Noite Infoff, daí aperte somente a tecla S até chegar na opção de sitema e em seguinda com a tecla R, selecionar a opção AL, no caso da montana de teste o sistema está configurado para Si (sistema internacional).e pronto está feita a mudança.

Espero que tenha a judado.

Rodrigo
Rodrigo

Ponto 1 - consumo: não estranho. Pra ser honesto a única coisa boa dessa linha Agile é o motor 1.4 econoflex. Temos um Corsa com este motor em casa e realmente alcançamos médias acima de 10 km/l na estrada. Só que no caso da Montana o computador de bordo deve estar roubando um pouquinho. Primeiro pq essa frente de metrô não deve ser nem um pouco aerodinâmica. Segundo que naturalmente os computadores de bordo não são precisos. Mas não duvido que ela tenha feito pelo menos uns 9,5 km/l.

Ponto 2 - critério de medição: também concordo que a medida de l/100 km seja mais eficiente pois compensa variações de trajeto e perdas por bombeamento do fluxo de alimentação de combustível. Mas a medida km/l dá melhor noção de quanto podemos rodar com o carro até que se esgote o combustível, pelo menos naqueles que não trazem autonomia.. Questão de gosto.

Ponto 3 - manual: todos os manuais dos veículos atualmente vendidos pela Chevrolet estão disponíveis em PDF para download no site da GM.

John
John

Sem o manual - que falta de vergonha desse pessoal da GM, puxa vida eim?

Pelo computador de bordo tudo é possível. Mas o consumo não é bom, se considerarmos que há 25 anos atrás já tinhamos carros a álcool com mesmo consumo ou até melhor - mas não eram essa enganação "flex".

Estou esperando o dia em que o consumidor acordará para a realizade e exigirá veículos sem o consumo imoral dos flex - hoje, no Brasil, carro popular chega a consumir tanto quanto carro de luxo com motor V6 ou V8 nos países com gasolina de verdade. Não precisa ir longe - a gasolina e o diesel nos países vizinhos é excelente, comprova o lixo que abastecemos aqui.

E o nosso combustível? É um verdadeiro lixo - da gasolina ao diesel, passando pelo álcool, é tudo uma grande porcaria. Gasolina e diesel são ruins por decreto, e o álcool é ruim por conta de 95% dos donos de postos cartelizados de nosso país afora, que descaradamente adicionam água no combustível.

Robson
Robson

Nem 8 nem 80 nao poderia ser 10 KM ?

Doug
Doug

Caros editores do BlogAuto,

para alterar as unidades de medição basta pressionar e segurar o "botão grande" do Computador de Bordo e esperar aparecer escrito "noite"(modo noturno, assim como no Agile), aí é só navegando nas opções, que inclui a escolha das unidades...

guigui
guigui

Oi pessoal do Blogauto, tenho um Agile e para alterar a configuração do consumo de combustível para o nosso sistema basta seguir os seguintes passos: Para mudar de livros por/100Km para Km/litros, basta com a chave virada apertar as duas teclas do computador de bordo por alguns segundos, a tela do computador mudará para "Noite InFoff", então aperte a tecla S do computador até chegar na opção de Unidade, na linha abaixo de aparecer Eu, então basta selecionar com a tecla R até chegar em Al, pronto está alterado.

Um abraço e parabéns pelo blog.

Darthvex
Darthvex

Concordo com a observação, mas mesmo eu tendo um Peugeot como essa leitura européia de litros/100km, prefiro a nossa de Km/L

Marcos
Marcos

O Corolla 2007 nao eh comparativo para nenhum outro carro. Tive um e fazia exatamente isso.